quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PLANO DE AULA: PROJETOR MULTIMÍDIA PARA JOGOS MATEMÁTICOS

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA?

O aluno poderá aprender a calcular porcentagens.



DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:

Aproximadamente duas aulas.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM OS ALUNOS:
O aluno deve operar as multiplicações com frações além de transformar os diagramas apresentados em frações.





ESTRATÉGIAS E RECURSOS DO PROJETO:

Dividir a classe escolhida (8ºano) em duas turmas: Amarelo e Roxo.

Distribuir fichas coloridas referentes a cada turma; uma para cada aluno, pois todos devem participar. A pergunta lançada (retirada do CD “Jogos em flash”) é lançada no telão e cabe ao professor fazer a pergunta e julgar a adequação ao tempo permitido para cada questão. Um assistente neutro esconde as duas fichas (roxa e amarela) fora da classe, então é dada a largada e os alunos concorrentes correm na busca pela ficha. Somente quem chegar primeiro e entregá-la na mão do professor terá direito à resposta. Caso acerte a questão é dado um ponto para a equipe no placar. O aluno tem direito a consultar a sua turma.



RECURSOS COMPLEMENTARES

·       Um computador

·       CD do EDUCADOR, para professores de 5º a 8º série, disponível a compra pelo site www.somatematica.com.br,

·       Projetor multimídia,

·       um telão

·       caixa de som amplificada,

·       um microfone

·       um  cronômetro

·       fichas coloridas para todos os alunos participantes,

·       folhas para rascunho,

·        lápis e borrachas.



 AVALIAÇÃO:
Através da brincadeira e da competição sadia, despertamos naturalmente nos alunos a motivação para aprender, já que podiam ver um objetivo imediato que era vencer o jogo. Por isso o professor deve honestamente premiar a equipe ganhadora com algum incentivo. Nesse caso foram pontos positivos para a média final do bimestre.










Nenhum comentário:

Postar um comentário