O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA?
O aluno poderá aprender a calcular porcentagens.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Aproximadamente duas aulas.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM OS ALUNOS:
O aluno deve operar as multiplicações com frações além de transformar os diagramas apresentados em frações.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DO PROJETO:
Dividir a classe escolhida (8ºano) em duas turmas: Amarelo e Roxo.
Distribuir fichas coloridas referentes a cada turma; uma para cada aluno, pois todos devem participar. A pergunta lançada (retirada do CD “Jogos em flash”) é lançada no telão e cabe ao professor fazer a pergunta e julgar a adequação ao tempo permitido para cada questão. Um assistente neutro esconde as duas fichas (roxa e amarela) fora da classe, então é dada a largada e os alunos concorrentes correm na busca pela ficha. Somente quem chegar primeiro e entregá-la na mão do professor terá direito à resposta. Caso acerte a questão é dado um ponto para a equipe no placar. O aluno tem direito a consultar a sua turma.
RECURSOS COMPLEMENTARES
· Um computador
· CD do EDUCADOR, para professores de 5º a 8º série, disponível a compra pelo site www.somatematica.com.br,
· Projetor multimídia,
· um telão
· caixa de som amplificada,
· um microfone
· um cronômetro
· fichas coloridas para todos os alunos participantes,
· folhas para rascunho,
· lápis e borrachas.
Através da brincadeira e da competição sadia, despertamos naturalmente nos alunos a motivação para aprender, já que podiam ver um objetivo imediato que era vencer o jogo. Por isso o professor deve honestamente premiar a equipe ganhadora com algum incentivo. Nesse caso foram pontos positivos para a média final do bimestre.
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